Monografia - A INCLUSÃO DIGITAL E O ACESSO À INFORMAÇÃO DE PESSOAS CEGAS E COM BAIXA VISÃO DO CENTRO DE APOIO PEDAGÓGICO PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL/CAP/TERESINA/PI
RESUMO
IRACI MATOS PARREÃO
Um dos maiores obstáculos enfrentados pelos indivíduos cegos e de
baixa visão é o acesso à informação e ao conhecimento. Tornar a internet
acessível pressupõe que ela esteja disponível às pessoas, em especial aquelas
com necessidades especiais, tanto na questão financeira como no formato ou
mídia em que as informações são disseminadas. O presente estudo objetivou
conhecer a percepção dos sujeitos cegos e de baixa visão sobre o programa de
inclusão digital e de acesso à informação do Centro de Apoio Pedagógico – CAP
da Secretaria Estadual de Educação e Cultura de Teresina (PI). A amostra foi composta
de nove sujeitos, quatro homens e cinco mulheres, que voluntariamente
responderam a um questionário com questões abertas e fechadas. A média de idade
foi 37 anos; quanto à escolaridade apenas dois estão na educação básica e o
restante está cursando ou concluiu curso de nível superior. Quanto à habilidade
em informática/uso do computador, quatro possuem nível intermediário e cinco iniciantes,
embora o tempo mínimo de acesso seja de dois anos. Sobre o uso do computador, à
exceção dos dois sujeitos de menor escolaridade que o utilizam mais para jogar
e/ou se comunicar, os demais afirmaram utilizá-lo também para os trabalhos
acadêmicos, a busca de conhecimentos e de atualidades. Apenas dois sujeitos não
possuem computador e seu uso é restrito a lan
house e/ou ao CAP. Conclui-se que com o programa do CAP os sujeitos
melhoraram seus desempenho na vida acadêmica, gerando autonomia comunicativa,
ampliando suas possibilidades profissionais, sociais, espirituais e de lazer.
Palavras-chave:
Acessibilidade. Cego. Apoio Pedagógico.
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