Monografia - A INCLUSÃO DIGITAL E O ACESSO À INFORMAÇÃO DE PESSOAS CEGAS E COM BAIXA VISÃO DO CENTRO DE APOIO PEDAGÓGICO PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL/CAP/TERESINA/PI

RESUMO


IRACI MATOS PARREÃO



Um dos maiores obstáculos enfrentados pelos indivíduos cegos e de baixa visão é o acesso à informação e ao conhecimento. Tornar a internet acessível pressupõe que ela esteja disponível às pessoas, em especial aquelas com necessidades especiais, tanto na questão financeira como no formato ou mídia em que as informações são disseminadas. O presente estudo objetivou conhecer a percepção dos sujeitos cegos e de baixa visão sobre o programa de inclusão digital e de acesso à informação do Centro de Apoio Pedagógico – CAP da Secretaria Estadual de Educação e Cultura de Teresina (PI). A amostra foi composta de nove sujeitos, quatro homens e cinco mulheres, que voluntariamente responderam a um questionário com questões abertas e fechadas. A média de idade foi 37 anos; quanto à escolaridade apenas dois estão na educação básica e o restante está cursando ou concluiu curso de nível superior. Quanto à habilidade em informática/uso do computador, quatro possuem nível intermediário e cinco iniciantes, embora o tempo mínimo de acesso seja de dois anos. Sobre o uso do computador, à exceção dos dois sujeitos de menor escolaridade que o utilizam mais para jogar e/ou se comunicar, os demais afirmaram utilizá-lo também para os trabalhos acadêmicos, a busca de conhecimentos e de atualidades. Apenas dois sujeitos não possuem computador e seu uso é restrito a lan house e/ou ao CAP. Conclui-se que com o programa do CAP os sujeitos melhoraram seus desempenho na vida acadêmica, gerando autonomia comunicativa, ampliando suas possibilidades profissionais, sociais, espirituais e de lazer.

Palavras-chave: Acessibilidade. Cego. Apoio Pedagógico.


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